VISÃO GERAL
Nós estamos vivendo novos tempos e você faz parte de toda essa transformação. Por isso, é fundamental que você conheça todas as diretrizes e definições a respeito da marca Afya.
Este portal traz as principais regras de uso e aplicações da nossa identidade visual de forma concisa e direta, e todo e qualquer uso da nossa marca deve seguir estritamente as regras aqui especificadas. Aqui também traremos todas as novidades de cultura, para que seja constantemente vivenciada por todos nossos colaboradores.
SOBRE A AFYA
O MAIOR HUB DE EDUCAÇÃO E SOLUÇÕES PARA A PRÁTICA MÉDICA DO BRASIL
Nós somos a Afya, movidos pelo propósito de transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação.
Com amplo portfólio de produtos e serviços, passando por cursos de graduação e educação médica continuada de excelência e soluções digitais que facilitam a prática médica do dia a dia em todas as fases da sua carreira.
A Afya é aliada do médico para potencializar a sua formação, com assertividade e produtividade, para que ele se dedique àquilo que realmente ama e entregue o melhor cuidado aos seus pacientes.
NOSSOS VALORES
#EMBAIXADORESAFYA
Somos quase 10 mil apaixonados pelo nosso propósito e alinhados ao nosso DNA. Fortalecidos por nossa diversidade de sotaques, culturas, histórias e pessoas, criamos juntos uma nova Cultura Afya que tem a cara de tudo que somos e nos tornamos!
Um projeto idealizado e realizado com muita dedicação e o melhor da nossa gente.
AFYA, HISTÓRIAS QUE INSPIRAM
Impacto, pertencimento, empatia, legitimidade
Essas são apenas algumas palavras usadas para descrever a experiência daqueles que contribuíram para formar a Nova Cultura Afya. Confira cada passo dessa jornada:
IDENTIDADE VISUAL
É preciso consistência para construir uma grande marca. Para isso, entenda as relações entre os elementos gráficos, cores, logotipo, fotografia e outros elementos que compõem o sistema da marca Afya.
CONCEITO DE MARCA
O logo da Afya é uma peça fundamental da identidade visual da masterbrand, presente em praticamente todas as suas interações visuais. Sua correta aplicação e manutenção das diretrizes de uso são cruciais para garantir uma percepção consistente e precisa da masterbrand por parte do público. Ao utilizar o logo masterbrand da Afya, é essencial seguir as diretrizes de aplicação estabelecidas para garantir sua integridade e alinhamento com o posicionamento estratégico da masterbrand
Assertiva e potente
Dinâmica e leve
Ciclo contínuo
Em constante movimento
Magenta é a cor primária da masterbrand Afya. Além dela, desenvolvemos uma paleta de cores que oferece maior versatilidade e flexibilidade para as expressões da masterbrand.
Esses tons complementam o universo da masterbrand, garantindo destaque e contraste adequados em todas
as peças e contextos.
Assets de Marca
Baixe nosso degradê de cores, logos e assinaturas
Em caso de dúvidas, por favor entrar em contato com alguém do time de Marca, Cultura ou Marca Empregadora.
Guias de Marca
Baixe o manual completo e outros documentos da nossa marca
Banco de imagens
Baixe as imagens disponíveis para uso
Ilustrações
Materiais de Onboarding
Relembre todo o conteúdo apresentado no seu onboarding na Afya
Marca Empregadora
Guia de EB, Manual de Eventos Internos, Manual do Palestrante, Capas para LinkedIn
Templates e materiais institucionais
Modelos de Apresentação de Slides, itens de Papelaria, Brindes e Comunicação Visual
CULTURA
Missão: Integrar educação e soluções para a prática médica, potencializando formação, atualização, assertividade, produtividade e conexão dos médicos com o ecossistema de saúde.
Propósito: Transformar a saúde em conjunto com quem tem a Medicina como vocação.
Valores:
Gente é o melhor da gente
O respeito dita todas as nossas relações. Valorizamos e cuidamos de quem está com a gente. Nutrimos um ambiente de desenvolvimento e alto desempenho. Assumimos o nosso protagonismo.
Confiança nos conecta
Nossa credibilidade e reputação são construídas a cada passo que damos. Nosso caminho é sempre o da integridade e ética. Construímos pontes duradouras com a sociedade, agindo com honestidade e responsabilidade.
Diversidade nos fortalece
Temos orgulho de nossa pluralidade. Incluímos e promovemos oportunidades para as pessoas de diferentes sotaques, crenças e origens. Acreditamos que as diferenças potencializam nossa capacidade de inovação em negócios diversos e fortalecem nossas conexões.
Inquietude nos move
Somos questionadores, ousados, inquietos. Chegamos para resolver e nos colocamos como parte da solução. Buscamos soluções ágeis e flexíveis. Valorizamos o intraempreendedorismo e inovamos em um ambiente em constante transformação. Temos garra, coragem e brilho nos olhos.
Excelência em toda jornada
Buscamos conhecer de perto e entender profundamente o que é mais importante para nossos estudantes e clientes. Temos compromisso com a satisfação e o sucesso de quem está com a gente. Somos apaixonados por entregar produtos e serviços com excelência.
Resultados constroem o futuro
Somos guiados pela busca de resultados consistentes com crescimento sustentável. Temos a ambição de ser a maior referência em educação e em soluções para a prática médica. Geramos valor para clientes, alunos, parceiros, acionistas e sociedade.
Queremos reunir pessoas com o NOSSO DNA para compor o grupo de representantes e defensores da Cultura.
Se você acredita e se identifica com nossos valores e quer nos ajudar a construir e fomentar essa cultura, temos um convite pra você:
É EMBAIXADOR?
COMPETÊNCIAS
Entregar para valer
Trata da orientação para fazer um bom trabalho e superar um padrão que pode ser o próprio desempenho passado, uma medida objetiva, o padrão de outras pessoas ou atingir metas desafiadoras que alguém estabeleceu. Engloba os comportamentos e atitudes de quem trabalha diligentemente para atingir resultados superiores e assume a responsabilidade por suas ações e decisões. Requer autonomia, coragem e dedicação para enfrentar os desafios do trabalho e vontade de progresso.
Fazer a diferença
Trata da busca constante por identificar oportunidades de melhoria e inovação, tanto no âmbito do próprio trabalho, quanto no âmbito da área e do negócio. Requer cultivar o pensamento crítico, a curiosidade e a capacidade de desapegar-se ao jeito como as coisas sempre foram feitas. Exige compreender e cultivar as melhorias da era digital, acompanhar as mudanças e adaptar-se a elas. É preciso buscar espaço para experimentação, a diversidade de ideias e aceitar que o erro honesto faz parte de todo aprendizado.
Jogar junto
Trata da colaboração e conexão entre pessoas e áreas do negócio. Requer criar parcerias dentro e fora da sua área, para atender aos objetivos comuns do negócio. Pressupõe ir além das fronteiras da função e da área, encarar os conflitos e buscar pontos de convergência. É mais fácil colaborar entre os membros da própria equipe. Entretanto, os maiores ganhos para os negócios surgem quando a integração entre times e áreas ocorre de modo igualmente fluido.
Servir com propósito
Trata do foco na experiência da nossa rede (estudantes, parceiros, clientes internos e externos) como a referência principal para as ações e decisões. Requer ampliar a visão para além da sua função imediata para compreender seus efeitos na geração de valor para o cliente e o negócio, num exercício constante de projeção, experimentação e ajustes de rota. Implica em entender as necessidades e expectativas para oferecer soluções de qualidade. É necessário buscar informações do "front“, interagir e exercitar empatia para mapear o panorama mais amplo e útil na adequação das ofertas e relacionamento com os clientes sem perder a integridade.
Liderar com inspiração (exclusiva para líderes)
Trata da composição de times eficazes e sua mobilização. Envolve, portanto, mudar o enfoque de "eu" para "nós”, entender as características das pessoas para criar identidade de time. Exige propor metas claras e um propósito agregador, selecionar e aplicar a melhor combinação de talentos, manter altos padrões de exigência e oferecer oportunidades de desenvolvimento de acordo. Requer um alto grau de sensibilidade para manter um equilíbrio dinâmico entre as necessidades das pessoas, do contexto e do negócio. A liderança é uma meta-competência que se bem cultivada, desenvolve diversas outras.
Magenta Afya
Pantone Rubine Red C
#CE0058
R:206 G:0 B:88
C:10 M:100 Y:50 K:0
Logotipo
Versão Negativa, Positiva e Redução Máxima
Nosso logotipo pode ser utilizado em versão positiva ou negativa, sendo seu uso preferencial a versão negativa sobre o fundo magenta.
Também deve-se observar a redução máxima para que a legibilidade do logo não seja prejudicada.
As medidas variam entre pixels para ambiente digitais e milímetros para materiais impressos.
Importante: Esse critério macro é vital para a construção da marca e é válido para todas os logos Afya e suas frentes de negócio.
Negativo
Positivo
Redução Máxima
Ambiente Digital
Exemplos de aplicação: video, motion, site, mobile, e-mail, assinatura digital, aplicativos entre outros.
Redução Máxima
Materiais Impressos
Exemplos de aplicação: cartão de visita, folder, panfletos, banners, materiais de brinde, vestuários, caixas de papelão entre outros
Símbolo
Sempre em conjunto com o logotipo
O uso do símbolo só é permitido em peças onde o logotipo Afya esteja presente.
Importante: Esse critério é válido para todas os logos da marca Afya e suas frentes de negócio.
Símbolo
interagindo com
personagens
Exemplos de usos corretos e incorretos
DONT's
Não adotar com grandes sobreposições que interrompem a fluidez da forma e dificultam a compreensão do símbolo
A, criando uma sensação apertada ou de aprisionamento.
Não adotar com duas pessoas ou mais.
Não adotar em cenas complexas.
DOs
São sobreposições pontuais que não interrompem a continuidade e a compreensão do símbolo A.
Pode, dependendo da peça de comunicação a imagem pode ser interrompida pela base do A ou ser contínua, criando mais fluidez e protagonista para o personagem.
Apresentação Institucional
Símbolo
interagindo com
personagens
Exemplos em peças